quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Teorias Científicas - Empirimo e Positivismo

O empirismo e o positivismo fundam o conhecimento, mesmo intelectual, na “experiência”. Nega, em consequência, o conhecimento do intrínseco do ser das coisas.

Nesta condição, o saber alcança validamente apenas as relações extrínsecas, e formaria conceitos operacionais. Assim, por exemplo, se conhecem o tempo e o espaço, em termos de relacionamento, e não em si mesmos.

Não obstante, o empirismo e o positivismo são internamente incoerente, e por isso mesmo rejeitáveis.

É difícil assegurar, que se possam conhecer as relações entre as coisas, sem primeiramente entender a relação em si mesma. Não se entenderiam, por exemplo, as relações de espaço, de tempo, de causa, de efeito, sem alguma compreensão anterior do ser da relação, bem como do ser do espaço e do tempo, do ser da causa e do efeito.

Não negando diretamente a ocorrência das essências, o empirismo e o positivismo as relega ao impraticável. Nesta perspectiva global, o positivismo se define como a filosofia que reconhece a ciência e nega a metafísica, além de muitos aspectos da filosofia natural e da ética. Assim o fazendo, o empirismo contém algo de incoerente.

No contexto do empirismo e do positivismo, somente seria possível estabelecer algo acima da experiência, em termos de hipótese, à base da indução. Deus poderia surgir como hipótese, porém esta nunca provada definitivamente.

Positivismo

O mundo funciona segundo leis naturais que lhe são inerentes, e não segundo a intervenção de seres sobrenaturais (Deus) nem de energias, espíritos ou forças igualmente sobrenaturais. As leis naturais correspondem à maneira regular e constante como os fenômenos do mundo e do homem acontecem (fenômenos da mate´matica, da astronomia, da física, da química, da biologia, da sociologia e da psicologia, ou seja, os que se referem ao Mundo e ao Homem).

Empirismo

O empirismo consiste na mera acumulação de fatos , na observação pura e simples, sem que eles sejam combinados em uma teoria,ou seja,em uma tentativa de explicar os fenômenos com base nestes fatos.

ATIVIDADE

1) Leia o texto e assista aos vídeos “empirismo” e “positivismo” no blog. Qual a semelhança entre “positivismo” e “empirismo”?

2) Busque na Web textos sobre o conteúdo e elabore um “esquema” no Word sobre as características de cada teoria científica.

9 comentários:

  1. TANTO O POSITIVISMO QUANTO O EMPIRISMO CONSISTEM EM FATOS E EXPERIÊNCIAS, OBSERVAÇÕES, E TENTEM EXPLICAR OS FENÔMENOS POR MAIS NATURAIS QUE ELES PARECEM SER.

    COMENTARIO FEITO POR:
    RAFAEL ALVES
    ROMILSON ALVES
    TIAGO ROCHA
    1ºV09

    ResponderExcluir
  2. a diferençia e que positivismo funçiona segundo as leis naturais que lhe sao inerentes emquato empirismo consite na mera acumulaçao de fatos na obiservaçao pura e simples.aluna gabriela dias e gabriela santos 1v9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amor suas palavras são meio perdidas EMPIRISMO: doutrina, ação, interesse, manifestação na qual se tenha experiencia.
      email:robson2rk@gmail.com

      Excluir
  3. POSITIVISMO
    Ao surgir no século XIX, quando as descobertas científicas e os avanços técnicos faziam crer que o homem podia dominar a natureza, o positivismo opôs às abstrações da teologia e da metafísica o método experimental e objetivo da ciência.
    Ideologia e movimento filosófico fundado por Auguste Comte, o positivismo tem como base teórica os três pontos seguintes: (1) todo conhecimento do mundo material decorre dos dados "positivos" da experiência, e é somente a eles que o investigador deve ater-se; (2) existe um âmbito puramente formal, no qual se relacionam as idéias, que é o da lógica pura e da matemática; e (3) todo conhecimento dito "transcendente" -- metafísica, teologia e especulação acrítica -- que se situa além de qualquer possibilidade de verificação prática, deve ser descartado. A evolução posterior do positivismo passou por diversas etapas e reelaborações, entre as quais cabe destacar o positivismo crítico e o neopositivismo ou positivismo lógico, e exerceu influência notável no desenvolvimento da filosofia analítica em meados do século XX.
    No aspecto crítico, como o positivismo repudia toda especulação em torno da natureza da realidade que afirme uma ordem transcendental não-suscetível de demonstração pelos dados da experiência, sua ética é secular e terrena, e coincide essencialmente com o utilitarismo britânico -- sobre o qual influiu de maneira decisiva -- que se pode resumir na célebre frase de Jeremy Bentham: "A maior felicidade possível para o maior número possível de pessoas."

    EMPIRISMO
    Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.
    Já que empírico é um tipo de conhecimento "enciclopédico" fundamentado noutros, consagradamente notáveis, porem conflitantes com inéditos cuja base é cientifica.
    Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, como lhe foi passado.
    O termo tem uma etimologia dupla. A palavra latina experientia, de onde deriva a palavra "experiência", é originária da expressão grega εμπειρισμός. Por outro lado, deriva-se também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.

    TRABALHO REALIZADO POR:
    RAFAEL ALVES
    ROMILSON ALVEDS
    TIAGO ROCHA
    1ºV09

    ResponderExcluir
  4. edificil assegurar que se possam conhecer as coias sem primeiramente conhecer a si mesmo.o empirismo relegae o positivismo asrelega as amplaticavel.shirley e paulo.

    ResponderExcluir
  5. Ambos estabelecem algo acima,da experiencia em te rmos de himpotese.
    Fundam o conhecimento, mesmo intelectual na experiencia, nega em consequencia o conhecimento do ser das coisas.
    alunas geane e luciene

    ResponderExcluir
  6. Tanto o impismo,quanto o positivismo fundam conhecimentos intelectual;e com sua esperiencia nega em consequência o conhecimento das coisas.



    Gaciela,LILIANE F. 1V09.

    ResponderExcluir
  7. TANTO O POSITIVISMO, QUANTO O IMPISMO RELATA OS CONHECIMENTOS FILÓSOFICOS; E COM SUAS INTERVENÇÃO E EXPERIENCIAS INERENTES FUNCIONAM COMO O MUNDO SOBRENATURAIS DOS SERES HUMANOS E DOS SEUS INTELECTUAIS.
    ALUNOS:DANDISON E NAILDA 1V09

    ResponderExcluir
  8. empismo e pasitivismo=FUNDAMO COMHECIMENTO, EM CONSEQUENCIA, O CONHECIMENTO DO INTRINSECO DO SER DAS COISAS.
    POSITIVISMO =AS LEIS NATURAIS CORESPONDEM Á MANEIRA REGULAR E CONSTANTE COMO OS FENôMENOS DO MUNDO E DO HOMEM.
    EMPIRISMO=EXPLICAR OS FENôMENOS COM BASE NOS FATOS QUE ACONTESE.

    MATÉRIA=FILOSOFIA /PROFESSORA= BEBEL
    ALUNOS=JOCILEIDE,LUIZ CARLOS ,LUIS EDUARDO
    1V9 DATA=18/11/2009

    ResponderExcluir